sábado, 26 de junho de 2010

Jarra dos Noivos - Cracklet de dois passos em vidro - Passo a Passo

Olá gente amiga, cá estou eu, mais uma vez, com um passo a passo original.Desta vez, e depois de pedir permissão aos intervenientes, vou fazer uma homenagem aos noivos, que serviram de modelo à jarra que apresento. Já passou quase um ano, após o evento, e por esta altura, no ano transacto, andávamos eu e a Arminda, numa azafama, para que a jarra ficasse pronta, a tempo e horas. E no maior segredo... Shiu...
Felicidades, e que a vossa vida tenha a luz do Espírito Santo. Obrigado pela autorização de publicação.
Então vamos lá a obra.
1º passo - Encontrar uns noivos bem bonitos, surripiar-lhe uma foto onde estejam bem, de um casamento de uns amigos, comprar uma jarra também bonita , escolher um guardanapo a condizer e vamos lá começar...
Materiais e utensílios necessários:
Jarra de vidro, fotocópia da fotografia, guardanapo decorativo, termolina leitosa corfix, gel decoupage corfix, kit cracklet de dois passos da corfix, patine MS300, químico amarelo, cerne de contorno dourado, verniz de acabamento brilho da Duraclear, pincéis e trapos de limpeza. Há e um dia de sol, para o cracklet correr nos trinques...
2º passo - Colar na jarra, a fotocópia da foto dos noivos com o gel de decoupage. Passar com o gel por cima mais duas vezes, com intervalo de secagem.
3º passo - Com termolina leitosa, colar os motivos do guardanapo decorativo, previamente recortados a gosto. Não esquecer as alianças.



4º passo - Com um pincel largo e macio, aplicar o craklet base, generosamente em toda a peça de vidro. Colocá-la ao sol, até ficar seca.
5º passo - Com outro pincel diferente, mas igualmente macio, colocar o craquelador( 2º passo), também generosamente, mas sem escorrer. De novo a peça é colocada a0 sol. Vamos agora aguardar algumas horas, para que as fendas mais pequenas abram, antes de colocarmos a patine.
6º passo - Com químico amarelo vamos passar os nomes e datas, para o vidro.
7º passo - Vamos contornar as alianças e desenhar os nomes e datas, com o cerne de contorno dourado.
8º passo - Já temos o cracklet pronto. Agora vamos aplicar a patine em áreas pequenas, com um pincel mais velho.
9º passo - Limpar a patine com um pano de algodão macio e velho.




10 passo - Envernizar bem a peça para que fique bem acabada e dure muitos anos. Tal como a casamento. Espero que tenham gostado da surpresa. Felicidades ao Pedro e á Mónica que casaram a 22-8-2009, na Igreja de S. Pedro.

E vocês, queridos amigos que me seguem através do blog, mãos á obra. Vamos a criar arte. É só seguir os passos e inventar novas peças.
Até sempre.
Ana Maria Antunes

domingo, 20 de junho de 2010

Pintura em Azulejo, chacota e mais Idéias de Artes Decorativas

Olá, mais uma vez com algum atraso, mas cá estou de novo a mostrar as novidades do Atelier. Desta vez quero mostrar - vos alguns trabalhos de azulejo, faiança e outras artes decorativas.Esta gracinha, foi pintada pela Gisela. Trata-se de uma tábua com aplicação de azulejo, que serve para cortar queijo ou chouriço.
O segundo trabalho foi feito por mim, já há algum tempo. Está agora em exposição na montra do Atelier e destina-se a venda. Trata-se de um trabalho alusivo à Festa dos Tabuleiros da nossa Cidade de Tomar. Espero que gostem. Atenção que a festa é já para o ano que vem.

O trabalho de azulejo, seguinte, foi feito pela Ana Filipa, que já nos mostrou os seus dotes, por outras alturas. Vai uma pinga? Seria um óptimo nome...
A terrina côr de salmão, é da autoria da Ermelinda, que já dá uns toques, no azulejo... e na faiança. Aguardem que eu depois mostro-vos mais...



Este conjunto, de travessa e terrina branca com frutos coloridos, é da Laurinda. Ficou gira, não?
Apesar das reticências da pintora, que não queria acreditar no que via antes da peça ir para a mufla...





E agora vamos mudar de artes. A peça seguinte foi realizada pela Gisela, e trata-se de uma peça em marfinite - uma missula - que foi pintada a imitar madeira antiga. Que tal ficou? Acho que bastante bonita.
Esta peça, também em marfinite - Buda - foi pintado com cores e envelhecido. Bastante bonito que ficou.


A decoração na telha, foi realizada pela Fernanda Palmeiro, com a técnica do guardanapo, como é vulgarmente conhecida, a decoupage.




E agora vamos de novo mudar de artes...
Pintura em vidro serigrafado. Giro não? E facílimo de pintar. Foi realizado pela Eulália, e ficou bastante agradável. Olá Eulália, ainda anda no passeio? Quando volta? Já estamos com saudades.
Dentro da mesma técnica, temos agora um quadro infantil, que faz homenagem á kitty, alegria da criançada. Foi pintado pela avó Fernanda Carvalho e foi um dos primeiros, senão o primeiro trabalho, feito comigo. Parabéns, está bonito. Espero que os nétinhos gostem.

E agora vou falar-vos de outra avó, dedicada, que quis fazer uma surpresa aos netos no dia do baptizado de um deles. E que foi que lhe passou pela cabeça?
Para um fez uma moldura com um anjinho e uma frase dos vovós,
E para o outro, fez um livro do tipo - Bíblia - com um"Santinho", como nós lhe chamávamos em criança, e mais umas palavrinhas afectuosas dos vovós, para que não esqueçam...
Foi a Fernanda Ferreira, quem mais se lembraria de uns trabalhos tão pessoais e bonitos. Boa sorte e um dia lindo para o encontro com o Espírito Santo...
E por ultimo, e por hoje que o artigo já vai longo... Temos um tabuleiro de madeira, de cama, que foi pintado à mão livre pela Lurdes Bento. De seguida colocou-lhe o craclet de dois passos, que lhe deu um "charme"... Ficou lindo!

E por hoje a conversa já vai longa, aqui vos deixo as ideias, para que não vos falte a inspiração.
Se precisarem de alguma dica, não se acanhem...
Tudo de bom e até sempre.
Ana Maria Antunes