sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia Da Mãe- Pintura de Rosas - Passo a Passo

Olá amigos, às vezes demoro um pouco mais, mas logo apareço com um trabalho original. Desta vez apeteceu-me pintar óleo sobre tela, e como adoro rosas(e outras flores), agarrei no tema e aqui está o trabalho que dedico ao Dia da Mãe. Como se tornou hábito, vem com passo a passo.
Então aqui vai o desafio........
1º passo- Temos uma tela branca,nua.... e situamos as flores nos locais em que as idealiza-mos.
Basta fazer umas bolas de esboço. De seguida vamos fazer o fundo, com as nuances que desejarmos.
2º- passo- Temos o fundo todo preenchido, mais claro de um lado e mais escuro do outro, em diagonal. Usei branco de titanio, amarelo nápoles,amarelo limão, verde vessie, verde cinabre e verde esmeralda.

3º passo- Começamos a fazer a mancha da primeira rosa, mais clara e que vai ficar de costas. Usei amarelo cadmio, branco e carmim violeta.

4ºpasso- Vamos começar a delinear as pétalas das rosas, uma a uma, sendo coerente com o que pretendemos.

5º passo- Vamos fazer outra rosa, idêntica, mas mais escurinha. Juntamos um pouco de carmim. Não esqueça de fazer as sépalas e o talinho. Espalhamos umas folhinhas, mais claras, por aqui e por ali.

6º passo- Continuamos a fazer folhas e já agora uns botõezinhos, para compor.

7º passo- Vamos agora dedicar-nos á rosa amarela. Começamos por situar o meio da flor com um tom mais escuro, neste caso o amarelo de oriente. Depois pintamos as pétalas posteriores, de seguida as laterais e só depois as maiores da frente.


8º passo- Retocar as pétalas, ou seja colocar os escuros no sitio em que queremos dar profundidade, e abrir com brancos e colocar relevo nas zonas de definição das pétalas.


9º passo- Vamos agora dedicar-nos á rosa vermelha, comecei com os tons mais escuros, a defenir as zonas mais profundas. Não esquecer de marcar o meio, onde depois iremos colocar umas pintinhas de amarelos.


10º passo- Colocamos um pouco de vermelhão na paleta, e um pouco de laranja e com dupla carga, vamos dar luminosidade ás pétalas, á semelhança do que foi feito na rosa amarela. Traçamos uns pezinhos, que iremos sobrepor com umas folhinhas, para o toque final.

11º passo- Vamos agora com branco, dar um pouco de luminosidade aqui e além. Por fim fazemos as gotinhas de água. O truque para que fiquem bem é colocá-las numa zona mais escurinha. Fazemos a sombra da gota como se ela tivesse altura, e projetasse sombra e de seguida com um pincel fininho, 10/0 ou 5/0 fazemos o risquinho a branco, em forma de gota e uma pintinha lá dentro.
E pronto, para mim foi uma ótima tarde..... espero que experimentem, que tenham sucesso..... e se não conseguirem, não desistam. É preciso treino. Qualquer dia faço um workshop só com rosas e folhinhas e gotinhas. Há interessados?

Até á próxima, Boa Páscoa e dia 26 lá estaremos de novo.

Há e Feliz Dia Das Mães.

1 comentário:

Tania do Zé disse...

Ah... com esse passo a passo até parece fácil... as minhas rosas (nos meus "ensaios pictóricos") só parecem alfaces murchas de fim de mercado rsrsrsrsrsrs. É minha amiga, quem pode pode e quem não pode... se sacode! Eu vou cá a sacudir... fazer o quê ?
Beijocas