domingo, 22 de novembro de 2009

Passo a passo Natal - Sagrada Família com folha de ouro

Olá, estamos quase no Natal! É verdade, passou mais um ano e quase nem demos conta... Desta vez trago-vos uma Sagrada Família, decorada a folha de ouro, para vos motivar a fazerem as vossas próprias peças e Presentes de Natal. Está na hora de darmos outra ênfase ao Natal. Deixar de "encher a barriga" ás grandes superfícies, e celebrar o Natal com a simplicidade que lhe é inerente, já que foi esse o exemplo de Jesus - o aniversariante do Dia de Natal. Vamos fazer as nossas Prendas!
No atelier dispomos de vários Presépios e Sagradas Famílias, em branco, para venda e prontinhas a serem decoradas por si... Vá lá, eu dou uma ajuda... e qualquer dúvida pode perguntar, por mail, que eu respondo.


Materiais e utensílios necessários: Sagrada Família em marfinite, pincéis, tintas acrílicas nas cores: sand, chocolate, preto, deep burgundy.

Sisa, folha de ouro, goma laca e pó de talco.

Betume judaico e patines, ouro velho e bordeaux. Se utilizar verniz de acabamento em spray, terá de colocar apenas uma porção pequenina para "não matar" o efeito velho, do pó talco. 1º passo - Dar duas demãos de sand, em toda a peça, excepto nos mantos, que são pintados a deep burgundy. Pintar os olhos, cabelos e bocas a gosto.

2º passo - Aplicar o mordente Sisa, da folha de ouro, nos mantos, a seu gosto. Espere + ou - 20 minutos, que fique incolor.

3º passo - Aplica a folha de ouro, em pequenos pedaços, com um pincel macio, nas zonas onde colocou o mordente.
4º passo - Aplica duas demãos de goma laca incolor, com intervalo mínimo de duas horas, entre ambas.
5º passo - Envelhece com betume judaico e limpa com um pano macio.







6º passo - Dá pó de talco em toda a peça, e limpa o excesso com uma trincha.
7º passo - Passa um pouco de patine bordeaux, para realçar os tons vermelhos.

8º passo - Por fim aplicar patine de dedos, ouro velho, a salientar os relevos das palhas e cabelos, e ainda os motivos dos mantos.









Parabéns. Tem a sua peça pronta a colocar num local eleito da sua casa.
Festeje o Natal, com todo o seu significado... Nasceu Jesus, o Salvador.
Não esqueça, temos todos os materiais para venda, à sua disposição. Tambem enviamos á cobrança.
Até breve.
Ana Maria Antunes

2 comentários: