domingo, 7 de setembro de 2008

Aula de Pintura em Tecido. Almofada - Saco de Pijama - Passo a Passo

Aqui temos o trabalho pronto, aliás, como tinha prometido,vou hoje dar-vos uma aula de pintura em tecido.
Materiais e utensílios necessários: Tecido previamente lavado, cola de contacto permanente corfix e platex para poder fixar o tecido, desenho em papel vegetal, químico de carbono, caneta, pincéis para tecido, tintas corfix nas cores; clareador/incolor, verde pistacho e verde oliva, branco e preto, violeta cobalto, azul celeste, sépia, terra queimada, ocre ouro, amarelo ouro e laranja. Borrifador e papel de cozinha.
1- Aplicar a cola permanente na platex, esperar quinze minutos e fixar o tecido.
2- Passar o desenho com químico de carbono.
3-Humedecer o tecido com o spray, com uma parte de álcool para duas de agua.
4- Começar a fazer as nuances, junto aos motivos, com verde oliva e clareador.
5- Com o tom azul celeste e branco, em dupla carga, começa a "desenhar com tinta", as florinhas. Pode aplicar outra cor se preferir.
6-Dá uma base de amarelo ouro por toda a superfície do ursinho.

7- Sombreia o ursinho com terra queimada e clareador.




8- Chegou a vez de cuidar da barriguinha do ursinho. Primeiro aplica o branco, depois o azul com um pouco de clareador.
9- Pinta os olhos, o narizinho e o focinhito. De seguida salienta os pelitos com sépia e depois com branco. Não esqueça a pintinha branca, nos olhos e no nariz, para lhe dar vivacidade.
10- Vamos agora pintar os galhinhos, onde posteriormente faremos as florinhas violeta e azul.
11- Temos florinhas feitas com dupla carga e alguns batimentos, em tons de violeta cobalto e branco.








12- E temos florinhas em azul celeste e branco. Sempre com dupla carga.
13- Temos galhinhos com verde e branco. Quer um conselho? Divirta-se tanto como eu a pintar e a criar arte...

14- E aqui temos a pintura pronta a ser aplicada! Espero que tenham gostado da aula.
Para mim foi um prazer ensinar, e partilhar consigo os meus conhecimentos. Não esqueça que estes e outros produtos para artes decorativas, pode adquirir no meu Atelier, na Rua Serpa Pinto, nº 62 - 2º em Tomar. Temos venda directa ao público. Qualquer dúvida pode perguntar para o meu mail: atelierarteelazer@hotmail.com , terei todo o prazer em responder.

4 comentários:

Tania do Zé disse...

Numa almofada decorada assim,de certeza,só teremos sonhos bons!

Anónimo disse...

OI eu pinto tecido ha algum tempo, mas sem nenhuma tecnica, tive uma aula com uma amiga e sai pintando. Me sentia insegura por isso e nunca encontrava aulas na net que tirassem minhas duvidas e vc fez isso. Muito obrigada, pela sua generosidade em nao guardar o conhecimento e distribui-lo a quem precisa... a partir de agora ganhou uma fã. Beijinhos Denise

Quitynha disse...

Tb adoro pintar, mas sou auto didata,ando visitando blogs assim como o seu e sigo as sugestões...e tem dado certo.
Vou adicioná-la à minha lista de blogs
Bjs da Quitynha

Ideias e Sonhos disse...

Olá adoro esse ursinho pintei-o para o filho de uma amiga, sou auto didata e adoro tudo o que é trabalho manual. pode visitar o meu flickr:http://www.flickr.com/photos/atentas/page10/