domingo, 30 de dezembro de 2007

Homenagem às minhas alunas - Poema da Rosa Duarte

Este poema nasceu em 2002, mas voltou a ser lido na Festa de Natal deste ano! Como estou feliz e recompensada do meu trabalho, ao longo destes anos. E já passaram dez anos, desde que abri o atelier. Fiz muitos e bons amigos. Amizades que são genuínas e perduram no tempo. Desenvolveram-se aqueles carinhos e preocupações que só a verdadeira amizade compreende. Na doença, nos bons e maus momentos, que a vida nos reserva, aí estamos juntos e cheios de ternura para partilhar.
O atelier não é só um local de aprendizagem, mas também de partilha...
Estamos aí. Obrigado pelo que Deus nos dá.Até os momentos menos bons, pois até eles servem para aprendizagem ,valorização e crescimento do nosso eu.
Quero agradecer o carinho com que sou tratada e espero sempre corresponder aos vossos anseios.
Quanto ao Natal, só quero perguntar se convidaram para a vossa festa o aniversariante...
É que já me chegou aos ouvidos, que Jesus está muito magoado com a humanidade.Porquê?
Porque nos lares onde festejaram o Seu aniversário, por vezes, esqueceram-se de o convidar e até da prenda para ele... Mas era ele o aniversariante!
Em vez dele, convidaram um velho gordo, de barbas, a quem chamam Pai Natal...
Conhecem? Todos o felicitaram, quando chegou, só porque trazia muitas prendas... e esqueceram Jesus...
Imaginem como Ele se sentiu... Vá, vamos lá pedir perdão e que não se volte a repetir...
Foi o sermão da vossa professora atenta e amiga Ana Maria Antunes
Que o novo ano vos traga tudo o que anseiam e necessitam.
Feliz ano 2008
Bem hajam




domingo, 16 de dezembro de 2007

Almoço de Natal - Entrega de Diplomas e Lembranças

No dia 14 de Dezembro realizamos, mais uma vez o nosso Almoço de Natal e entrega de Certificados Anual. Foi no restaurante -O Tabuleiro - aqui ao cimo da rua Serpa Pinto. O serviço de restauração foi óptimo. A festa correu lindamente!... Esta foi a nossa mesa das prendas, com as tulipas, lindíssimas, fornecidas pelo "Atelier da Flor", que sempre dá aquele toque especial ao nosso raminho de flores. Fica na rua Sta. Iria. Bem haja.

Começamos com o arroz de marisco...
Vista do outro lado da mesa...
Não pareciam estar com muita fome...
Depois de ter passado pela carne com ananás, que diga-se de passagem, estava uma delícia e pelas sobremesas com umas pinguinhas a mistura, fomos à troca de prendas. Como havia gente a querer ir embora, para a sua vida, fomos bebendo o café ao mesmo tempo.
Tudo feliz! Assim está bem. Foi pra isso que fizemos a festa...
Há, também houve licor no final...
De seguida abrimos a prenda surpresa! Uma chávena de café feita pela mestra com um toque a lembrar o Natal, para recordar...






Afinal as meninas gostaram mesmo! Que bom... Estou recompensada e descansada... Sim, que isto para correr tudo bem é um sufoco para mim. Até a hora da festa é só stress...
Começou a entrega dos Certificados e da florinha. Tudo feliz, que delícia...


















Que acham? Correu bem?



Acho que cumprimos bem os nossos compromissos. Eu ensinei, elas aprenderam... mas também me ensinam muito... Obrigado à Isabel, pelo secretariado na festa e pela mãozinha, nas demãos da chaveninha.














Ó meu Deus tanto beijinho! Fui muito mimada!
Depois estragam-me...



Final de festa. Veio a Rosinha reler-me um poema já lido noutra festa-de 2002. Eu depois faço a reportagem desse poema. Tenho que digitalizar as imagens. Peço às meninas que tem as fotos desse momento que mas entreguem, que eu não tenho... que pena...
Entregaram-me uma prenda, com o afecto de todas, pra eu comprar a minha lembrança ao meu gosto... São umas queridas! Obrigado, e desculpem qualquer coisita...
Pró ano há mais se Deus quiser. Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

Terminei quadro de rosas - óleo


Terminei o meu quadro das rosas, antes do Natal! Que bom! Submeto-o agora a vossa critica... Que tal? Está bem? Gostam? Aguardem o próximo. Que tenham um bom Natal, com a Santa Paz do Senhor Menino Jesus. Que haja alegria em todos os lares.

domingo, 25 de novembro de 2007

Novas artistas do atelier - Pintura a óleo

Esta semana temos mais duas novas artistas do atelier. Estes são os seus primeiros trabalhos a óleo, no atelier.Estão de parabéns.
Aqui temos a Isabel Moreira a começar o quadro. Para que não restem dúvidas que foi mesmo ela.


Aqui temos o quadro já pronto. E então? Temos artista, não acham?











Agora cabe a vez à Nélinha. Não reparem neste tratamento carinhoso.É que já nos conhecemos desde crianças. Como podem ver o quadro está em fase inicial.


E agora já se apresenta concluído. E muito giro. Só de olhar transmite tranquilidade. Fica bem em qualquer local da casa.


E já agora aproveito para informar os visitantes do blog, que se quiserem ver mais trabalhos a óleo das alunas, cliquem no link galeria de arte do atelier (hi5), nesta página à direita, e vão ver a galeria online dos alunos. Ou se forem ver o hi5 do atelier também encontram a galeria. Está em construção, mas já lá estão mais de vinte quadros...
E aguardem que ainda abriremos mais espaços de exposição permanente...
Já agora informo o público em geral, que o atelier estará aberto todos os sábados até ao Natal, das 10h às 17h para poderem fazer as vossas compras e realizar as vossas prendas personalizadas. Até breve, fiquem atentos às novidades...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Découpage em cabaça

Materiais necessários: Cabaça seca, pincel largo, guardanapo com motivos de abóboras,tesoura, termolina leitosa, relevo acobreado e verde, verniz spray.

Este artigo saiu no jornal Cidade de Tomar, mas foi publicado a preto e branco. Para quem faz colecção das publicações basta imprimir do blog, para poder continuar a sua colecção, com uma apresentação idêntica às anteriores.

1º passo - Cortar o guardanapo a gosto. Retirar as duas partes brancas dos recortes.



2º passo - Colar com termolina leitosa, os recortes das abóboras e flores, consoante estudo previamente feito.
3º passo - Continuar a aplicação dos recortes, na parte superior da cabaça.
Não esqueça de dar duas demãos de termolina, intervaladas de secagem, por cima dos recortes.












4º passo - Acentuar os contornos com relevo brilhante verde e cobre.

5º passo - Envernize o trabalho com verniz spray, para melhor conservação.

domingo, 11 de novembro de 2007

Passo a passo - Quebra nozes - decoupage




Materiais necessários: Quebra-nozes em madeira, tapaporos, termolina leitosa, guardanapos decorativos com nozes e outros motivos,tintas acrílicas - sand e marigold, cracklet de dois passos, patine TL300 e verniz acrílico para exterior Duraclear. Utensílios necessários: pincéis, lixa, tesoura e esponja.



1º passo - Tratar a madeira com tapaporos e de seguida dar duas demãos de sand. Aplicar com termolina os motivos do guardanapo, previamente recortados, eliminando as duas partes posteriores.



2º passo - Não esqueça de decorar também a alavanca do quebra- nozes.




3º passo - Esponje com pequenas pancadas, a parte superior do quebra-nozes, aplicando a tinta marigold.


4º passo - Aplique o cracklet passo 1 da corfix, espere que seque bem e de seguida aplique o passo 2. Use secador de cabelo para abreviar a secagem. Não esqueça o recipiente para as nozes já partidas.


5º passo - Envelheça com patine TL300 e limpe com pano macio.




6º passo - Envernize o trabalho com verniz acrílico Duraclear, para melhor conservação.

E usufrua, vivendo um bom dia de S Martinho, comendo muitas nozes e bebendo vinho com muita moderação...




Passo a passo - Torteira decorada com guardanapo

Materiais necessários: Torteira de vidro, guardanapo com tulipas, temolina leitosa, craclet entre tintas, tinta acrílica branco antigo, tinta acrílica vermelho egípcio, goma laca, verniz de acabamento e papel veludo auto colante. Claro que necessitamos sempre de pincéis adequados e uma tesoura.
1º passo - Rasgar o guardanapo a gosto. Fazer o estudo do trabalho que pretende, na parte superior da torteira de vidro. De seguida, com termolina leitosa corfix, começa a colar os elementos escolhidos, na parte posterior da torteira.

2º passo - Espalha o craclet por toda a parte posterior da torteira.Espera que fique mordente e começa a colocar a tinta acrílica, branco antigo.
3ºpasso - Logo que a primeira cor o permita, pode espalhar o vermelho egípcio. É melhor dar duas demãos.

4º passo - Por fim passa duas demãos de goma laca. Atenção aos tempos de secagem. Acaba com verniz spray e cola um rectângulo de papel veludo, ao tom do trabalho, para informar as pessoas que vão manusear a torteira, que a mesma não se destina a pôr de molho no lava loiça, nem a ir à máquina da loiça.
Mas pode sempre colocar nela uns docinhos e servir aos amigos, num dia especial. A seguir pode lavar suavemente, pela parte superior. Bom trabalho e divirtam-se. Não esqueçam que todos estes produtos e outros, encontrará a venda ao público, no meu atelier. Fico à vossa espera. Qualquer dúvida disponham, pessoalmente ou por mail.


domingo, 28 de outubro de 2007

Aconchego da fraldinha - Pintura em tecido - Passo a passo

Que lindo!... A ternura da nossa antiga fralda de pano! Vai servir para aconchegar a filhinha da Sónia e do Zé. Futuros pais babados, que fizeram esta fraldinha, para a bebé que aí vem...


O papá passou o risco, e a mamã pintou com a minha orientação. Ficou bonita, não acham?



1º passo - Passamos o desenho para a fralda, previamente lavada, e de seguida pintamos o cãozinho com a tinta de tecido escolhida. Neste caso foi o amarelo. Fazemos as sombras com o castanho, e salientamos as claridades com branco. As tintas escolhidas são da corfix.


2º passo - Pinta os olhos de azul, as bochechas rosa e o nariz em preto.

3º passo - De seguida pinta a almofadinha, onde o cãozinho está apoiado, em rosa e realça o folhinho com branco. Faz uma sombra por baixo do folho. O médio para tecido dá muito jeito para fazer as nuances, dentro do mesmo tom.



4º passo - Contorna com caneta para tecido preto e vermelho.



5º passo - Realça os brancos, pintando bolinas na almofada e no folhinho.




E aqui temos mais ideias... Para os vários gostos...




Quero agradecer aos dois artistas pela sua colaboração. Tudo de bom para vós e para a vossa filha. Bem hajam.
Materiais e utensílios necessários: Fralda de algodão, papel quimico de carbono, papel vegetal, lápis, tintas corfix para tecido, pincéis e canetas para tecido. As cores são à sua escolha.

domingo, 21 de outubro de 2007

Passo a passo - Santa Iria

Materiais necessários: Figura de Sta. Iria em marfinite ou gesso, pincéis, tintas acrílicas nas cores: flesh tone, sand, chocolat, preto, verde avocado, deep burgundy e ouro. Cera com betume e patine ouro velho. Verniz spray.

Passo 1- Dar duas demãos de flesh tone, na cara e mãos. Pintar com o sand o véu e a parte inferior da imagem.
Passo 2 - Pintar o manto com o chocolat e a barra frontal com preto.
Passo 3 - Pinta a palma com o verde avocado e a capa do livro com o deep borgundy.
Passo 4 - Salienta com dourado, os motivos da faixa frontal. Pinta as orlas das mangas e decora o manto com um toque de dourado, fazendo pequenos motivos. Não esqueça de pintar as folhas do livro, também de dourado.


Passo5 - Pinta a boca e os olhos ao seu gosto. Por fim envelhece com betume e cera. Dá um toque com patine dourada, salientando algumas zonas.








Passo 6 - Enverniza com verniz spray.
Parabéns pelo seu trabalho. Pode colocar a sua peça em casa, ou oferecer a um amigo, já que estamos em plena época de Sta Iria. Não se esqueça de visitar a nossa Feira de Sta. Iria, que decorre até ao próximo fim de semana, inclusive.

Seminário Swarovsky - foi no dia 13 de Outubro

Desculpem, a semana passada estava tão cansada, que não me apeteceu fazer a reportagem do seminário. Mas, tarde é o que nunca vem... E aqui estou eu a conversar convosco, tentando mostrar - vos como correu o Seminário Swarovsky. E correu muito bem...
Temos a primeira foto. Estava tudo muito atento. tínhamos um longo dia pela frente. Acho até que algumas formandas, ainda vinham a pensar dormir mais um pouco...


Depois começou a explicação. E, ai Jesus, que agora é a sério! Como, quando, onde?




Isto é muito simples, volta a dizer a Isabel, mas a coisa está longe de se deslindar...




Olha! já se vê alguma coisa! Que giro!...
E o tempo ia passando. Novas explicações, novo trabalho. Almoço pelo meio, algumas visitas à família. Voltámos à tarde, sempre com boa disposição.







Olha! Já temos mais um pedaço!









A mãe Berta, tenta ajudar a filha. Que bonito! Não deixei de registar...

E no fim do dia todas queriam mostrar os bonitos trabalhos!






Parabéns, a nós todas. foi um dia agradável, entre amigas.



Quanto ao atelier, já estamos a formar outro grupo, para outro Seminário Swarovsky. Desta vez
em duas 4ª Feiras à tarde. Temos que pensar em quem não pode vir ao Sábado. Podem contactar-nos. Ainda há vagas.