domingo, 25 de novembro de 2007

Novas artistas do atelier - Pintura a óleo

Esta semana temos mais duas novas artistas do atelier. Estes são os seus primeiros trabalhos a óleo, no atelier.Estão de parabéns.
Aqui temos a Isabel Moreira a começar o quadro. Para que não restem dúvidas que foi mesmo ela.


Aqui temos o quadro já pronto. E então? Temos artista, não acham?











Agora cabe a vez à Nélinha. Não reparem neste tratamento carinhoso.É que já nos conhecemos desde crianças. Como podem ver o quadro está em fase inicial.


E agora já se apresenta concluído. E muito giro. Só de olhar transmite tranquilidade. Fica bem em qualquer local da casa.


E já agora aproveito para informar os visitantes do blog, que se quiserem ver mais trabalhos a óleo das alunas, cliquem no link galeria de arte do atelier (hi5), nesta página à direita, e vão ver a galeria online dos alunos. Ou se forem ver o hi5 do atelier também encontram a galeria. Está em construção, mas já lá estão mais de vinte quadros...
E aguardem que ainda abriremos mais espaços de exposição permanente...
Já agora informo o público em geral, que o atelier estará aberto todos os sábados até ao Natal, das 10h às 17h para poderem fazer as vossas compras e realizar as vossas prendas personalizadas. Até breve, fiquem atentos às novidades...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Découpage em cabaça

Materiais necessários: Cabaça seca, pincel largo, guardanapo com motivos de abóboras,tesoura, termolina leitosa, relevo acobreado e verde, verniz spray.

Este artigo saiu no jornal Cidade de Tomar, mas foi publicado a preto e branco. Para quem faz colecção das publicações basta imprimir do blog, para poder continuar a sua colecção, com uma apresentação idêntica às anteriores.

1º passo - Cortar o guardanapo a gosto. Retirar as duas partes brancas dos recortes.



2º passo - Colar com termolina leitosa, os recortes das abóboras e flores, consoante estudo previamente feito.
3º passo - Continuar a aplicação dos recortes, na parte superior da cabaça.
Não esqueça de dar duas demãos de termolina, intervaladas de secagem, por cima dos recortes.












4º passo - Acentuar os contornos com relevo brilhante verde e cobre.

5º passo - Envernize o trabalho com verniz spray, para melhor conservação.

domingo, 11 de novembro de 2007

Passo a passo - Quebra nozes - decoupage




Materiais necessários: Quebra-nozes em madeira, tapaporos, termolina leitosa, guardanapos decorativos com nozes e outros motivos,tintas acrílicas - sand e marigold, cracklet de dois passos, patine TL300 e verniz acrílico para exterior Duraclear. Utensílios necessários: pincéis, lixa, tesoura e esponja.



1º passo - Tratar a madeira com tapaporos e de seguida dar duas demãos de sand. Aplicar com termolina os motivos do guardanapo, previamente recortados, eliminando as duas partes posteriores.



2º passo - Não esqueça de decorar também a alavanca do quebra- nozes.




3º passo - Esponje com pequenas pancadas, a parte superior do quebra-nozes, aplicando a tinta marigold.


4º passo - Aplique o cracklet passo 1 da corfix, espere que seque bem e de seguida aplique o passo 2. Use secador de cabelo para abreviar a secagem. Não esqueça o recipiente para as nozes já partidas.


5º passo - Envelheça com patine TL300 e limpe com pano macio.




6º passo - Envernize o trabalho com verniz acrílico Duraclear, para melhor conservação.

E usufrua, vivendo um bom dia de S Martinho, comendo muitas nozes e bebendo vinho com muita moderação...




Passo a passo - Torteira decorada com guardanapo

Materiais necessários: Torteira de vidro, guardanapo com tulipas, temolina leitosa, craclet entre tintas, tinta acrílica branco antigo, tinta acrílica vermelho egípcio, goma laca, verniz de acabamento e papel veludo auto colante. Claro que necessitamos sempre de pincéis adequados e uma tesoura.
1º passo - Rasgar o guardanapo a gosto. Fazer o estudo do trabalho que pretende, na parte superior da torteira de vidro. De seguida, com termolina leitosa corfix, começa a colar os elementos escolhidos, na parte posterior da torteira.

2º passo - Espalha o craclet por toda a parte posterior da torteira.Espera que fique mordente e começa a colocar a tinta acrílica, branco antigo.
3ºpasso - Logo que a primeira cor o permita, pode espalhar o vermelho egípcio. É melhor dar duas demãos.

4º passo - Por fim passa duas demãos de goma laca. Atenção aos tempos de secagem. Acaba com verniz spray e cola um rectângulo de papel veludo, ao tom do trabalho, para informar as pessoas que vão manusear a torteira, que a mesma não se destina a pôr de molho no lava loiça, nem a ir à máquina da loiça.
Mas pode sempre colocar nela uns docinhos e servir aos amigos, num dia especial. A seguir pode lavar suavemente, pela parte superior. Bom trabalho e divirtam-se. Não esqueçam que todos estes produtos e outros, encontrará a venda ao público, no meu atelier. Fico à vossa espera. Qualquer dúvida disponham, pessoalmente ou por mail.